sábado, 28 de maio de 2011

Noticia da semana!

Eis que termina minha primeira semana em taiwan e a noticia de todos os jornais da semana foi o uso de produtos altamente toxicos em alimentos e bebidas industrializadas para melhorar o gosto e aparencia, bem como vitaminas e produtos que se dizem complementadores nutritivos!
Muitos foram confiscados e outros estao sendo analisados por laboratorios certificados.... a populacao esta sendo encorajada a levar produtos de casa que queiram que sejam analisados para postos de coleta e ha plantoes de laboratorios fazendo as analises para divulgacao de boletins o mais rapido possivel. Maes/pais e o noticiario aconselham a populacao a fazer uso apenas de agua fervida e alimentos in natura por enquanto, ate os exames serem divulgados. Todos estao indo em mercados e afins efetuar as devolucoes dos produtos ja adquiridos e nao consumidos.
Marcas de alimentos ja se adiantaram em fazer as proprias analises e as propagandas da TV essa semana se limitam a ser quase identicas..algo do tipo: "X" livre de DHPE (nao lembro bem se era esse o nome do produto toxico mas comeca com DH....).
 Os responsaveis pelas empresas ao que parece ja foram devidamente presos. A repercussao nao se limita apenas a aqui, pois os produtos eram exportados para outros paises da Asia/Europa denegrindo a imagem do pais perante o cenario internacional.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ultimo post do dia!

:) pessoal desculpem tantos posts em um so dia mas to aproveitando o tempo livre de agora.
prometo que é o ultimo do dia!

entao...quarta fomos visitar um amigo do meu pai e ele eh budista...dai ele coleciona budas do mundo todo...todo lugar que ele foi ele trouxe um diferente..na casa dele tambem tem um mini "altar" (nao sei se eh esse o nome..so sei o nome certo em chines) e tambem tem colecao de bules de chas! entao fica ai as fotos pra voces darem uma olhada..saindo da casa dele fiquei sabendo que depois de aposentado ele comecou a plantar orquideas como hobby e so entao vi que no 2/3 andares da casa estavam cheias de vasos de orquideas das mais variadas cores e especies que voces possam inimaginar....sao cerca de 150 vasos lindos de morrer!!!!!! mas como ja estava de saida ficamos sem fotos!
budas

mais budas

altar estilo budista + colecao de bules

Ontem ate que fez um solzinho

Aproveito para publicar a foto da portaria do predio que estou.

vista do quarto ontem..pena que o sol so durou umas horas..no almoco ja estava chovendo e continua ate hoje...pelo menos a previsao eh que a tempestade nao chegue a entrar na ilha...ta indo pro japao rss

portaria do predio que comentei no outro post

Tapioca Pearl Bubble Tea

I love I love I love!!!!!!!!!!!!!!!!!!

para mais informacoes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bubble_tea

eh baum demais!!!!!! ja tentei fazer mas o gosto nao fica o mesmo...dizem que ha uma receita para se fazer a calda que tem que ter um ponto certo etc etc :(
ps: Lembrei da irma da minha amiga Maion...Blen essa eh pra vc!
Tapioca Pearl Bubble Tea :D:D:D

vou aproveitar que o post é meio de culinaria pra postar essa foto tambem! acima temos paes deliciosos (os paes aqui sao muito muito bons), Yakult 500ml (e ai yakult brasil! quando voces vao comecar a producao tamanho familia?); Guioza (para meus amigos Javier e Lia) e os outros sao comidinhas tipicas que vcs nao devem ir muito com a cara mas sao tri baum demais! :)

Disparidades dos serviços públicos

Acompanhei meu pai em 2 hospitais publicos aqui em taiwan alem de outros orgaos. Um equivale ao IBGE, INSS, cartorio de nascimento/obito do Brasil mas aqui é tudo em um lugar só.

Hospital no Brasil:

1. Voce liga ou fica 1-2 dias na fila pra marcar uma consulta;
2. depois espera mais X meses pela consulta, isso que normalmente os medicos so atendem X pessoas por dia e mesmo que o paciente nao apareça na consulta e tiver gente precisando de atendimento nao tem porque nao estava marcado;
3. vai no medico e depois tem que ir em outro lugar comprar os remedios ou marcar exames pra daqui X meses retornar ao medico (isso quando voce consegue marcar o exame ou so daqui X anos e olhe la), ou senao o hospital esta com sei la o que quebrado ou nao tem a maquina de exame ou nao tem o remedio..enfim...o sistema de saude do Brasil é totalmente precário....por aqui os amigos que já visitaram/ moraram no Brasil costumam dizer que só é melhor que da África.


Hospital em Taiwan (lembrando que estamos falando de hospital público):

1. Voce pode ligar e marcar uma consulta por telefone para o mesmo dia ou dia seguinte ou a data que voce quiser, ou simplesmente aparecer no hospital que é feito o encaixe, cada hospital tem uma especie de jornalzinho com noticias de um lado e os horarios mensais dos medicos separados por especialidade e turnos (facilita a marcacao de consultas);
2. Cada medico tem uma enfermeira e um consultorio equipado com computador, impressora (a rede é ligada em todos os hospitais do país sendo que o medico pode ter acesso ao seu prontuario online de todos os medicos que voce ja foi) na lateral da porta tem o nome do medico, nome da enfermeira, e um breve resumo do CV do medico com a formacao e especialidades alem dos horarios que poderá ser encontrado no hospital no mês;
3. Cada especialidade normalmente ocupa um andar inteiro e detém de praticamente todos os aparelhos de exames básicos para exames e tratamentos;
4. Exames são feitos assim que você sai do consultório médico (caso necessario, ou voce ja passa na farmacia pra pegar os remedios) e retorna ao medico para nova avaliação;
5. O medico apos avaliacao, exames, etc, digita no computador o receituario que é mandado diretamente para o sistema da farmacia que prepara os medicamentos, sendo cada remedio em um envelope com a posologia, o nome do medico/especialidade e funcao do medicamento impressos (uma solução para a famosa "letra" ilegivel de medicos).
Dando um exemplo: meu pai foi no oftalmologista (marcou consulta na hora), foi atendido em 20 minutos, saiu do médico diretamente para sala de exames (lembro que os exames foram feitos no Brasil ano passado e custaram em torno de 700 reais cada um e aqui (ex)militares nao pagam nada e as pessoas comuns pagam uma taxa simbolica tipo 20-30 reais), retornou no medico que fez o diagnostico, e ja levou ele para comecar o tratamento a laser na outra sala, prescreveu os remedios que foram retirados na farmacia no primeiro andar. outro detalhe: se o medico prescreve um medicamento é porque tem na farmacia! nao é como no brasil que os medicos prescrevem e o paciente se vira se nao tiver no posto de saude!
Os hospitais que fomos ficam perto do metrô e saindo do metrô tem minionibus gratuitos que fazem o transporte entre os 2 hospitais e as estações de metrôs. Pessoas que não estão indo para os hospitais mas que trabalham/moram perto ou pelo caminho tambem podem fazer uso do transporte.
Os copos nos hospitais sao papeis dobrados que comportam água e o bebedouro tem água fria/morna/quente e mostra a temperatura da água e quando aperta o botão para sair água tem uma voz que fala a temperatura da água caso alguém esteja apertando errado.
Nos lugares publicos em geral há idosos que como sao aposentados nao tem nada pra fazer entao para nao ficarem parados sao voluntarios em hospitais e diversos outros orgaos que atendem ao publico.

segue algumas fotos dos hospitais daqui:

Saguao do hospital acima/esquerda, abaixo farmacia,  letreiro luminoso com consultorio, cabeca da moca no minibus(note que os onibus daqui tem cortina dentro)

a caminho do hospital: estacao de metro (os metros daqui tem uma porta de seguranca que so abre quando o metro esta parado na estacao e quando o trem esta chegando sinais luminosos no chao da estacao piscam); no meio do caminho nos deparamos com uma celebracao de alguma santa budista sei la..algo assim...notem que essas pilastras na verdade é onde passa o metro que fica suspenso, pra que abrir um buraco no chao e remover toneladas de terra se pode ir por cima nao eh mesmo?

copo descartavel e bebedouro dos hospitais


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Simpatia dos taiwaneses

Uma coisa tenho que admitir: as ruas sao feias, sujas, fedidas, hj pisei em bosta (nao sei se de cachorro ou de gente).
hj sai pra visitar um amigo do meu pai com ele..dai a gente se perdeu rss e uma senhora foi hiper mega simpatica e ajudou a gente a procurar o lugar ainda telefonou pra la e perguntou se tinhamos $$ caso contrario ela ia buscar na casa dela acredita!
dai o taxista era um viadao que ficou enchendo o saco e falando...ah nessa idade tem que ficar saindo de casa nao...dai quase que eu soltei os cachorros nele mas dei de cara com o endereco certo e mandei ele encostar o carro (tipo: ja antipatica..encosta ai que a gente vai a pe) kkkk ja ia falar...meu filho a gente ta pagando nao to andando de taxi de graca nao.... :P
e hj 2 pessoas perguntaram respectivamente se eu era filipina ou da indonesia....se bem que quando eu tava nos EUA perguntavam se eu era filipina...dai meu pai falou: eh logico...vc eh muito preta..nao parece chinesa.... :( as chinesas sao mais brancas que leite jogado na agua sanitaria, se eh que isso eh possivel. e as chinesas mais morenas eram as que tinham que trabalhar na roça porque eram pobres pra poder ter o que comer.

tirei fotos e devo postar em breve...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Primeiras Impressões

A cidade ainda continua mega poluída e essa semana está abafada como um efeito estufa devido a vinda da tempestade tropical prevista para chegar na capital na quarta-feira.
Muitos prédios, nenhum sol, carros + motos + pedestres disputando sinais e faixas de "pedestres". Aqui não existe muito respeito as leis de transito....como eles mesmo dizem: se der pra passar passa..se der pra virar vira :P pense no caos!!! motoristas fazendo retornos onde não pode....carros param do nada porque estão procurando endereço e a rua que na grande maioria das vezes já é estreita fica com congestionamento imenso.
Estamos hospedados no apê de um primo. Sao 3 predios ajuntados e um predio principal na frente que se parece muito com o empire state...cada predio tem 29 andares. É considerado um dos predios mais seguros da cidade ..todo hi-tech.
Para ter acesso ao predio cada morador tem um cartao magnetico que da acesso ao seu andar quando devidamente "ticado" pelo sistema do elevador. O elevador nao para em outro andar a nao ser o seu. Caso o vizinho de cima queira visitar o vizinho de baixo tem que descer ate o saguao e solicitar a portaria para ter acesso aos demais andares. A porta de cada apartamento eh aberta com uma bateria e as travas sao semelhantes aos dos cofres que a gente ve em filmes europeus/americanos. O saguao conta com piano de causa, sala de jogos, sala de leitura, sala de jogos, playgroung, piscina coberta, sala de yoga, internet wifi gratuito..o estacionamento fica no subsolo e sao 5 ou 6 andares abaixo para atender a todos os moradores...resumindo...pense em um hotel 6-7 estrelas mundo a fora ..poize...a mesma coisa :P

vista da rua e vista do apê...pai entrando em cabine de foto 3x4 automatico, super legal... tranca da porta do apê..

Itinerario de viagem

Quinta, 19 de maio 2011
saída de BSB 19h..chegada em Guarulhos 20h30
embarque para Cingapura via Barcelona: 01h30 de sexta 20 de maio com duração de 10 horas até Barcelona + 3h de molho no aeroporto antes de seguir viagem até Cingapura (+12 horas), espera de 12h no aeroporto de Cingapura + 5 horas até Taipei.

Pessoal não vou escrever sobre os aeroportos...postarei algumas fotos e quem quiser checa o wikipedia para maiores detalhes :)



Aeroporto de Barcelona + aermoça da Singapore Airlines :)
Aeroporto de Barcelona

Aeroporto de Cingapura

Vista aérea de Taipei chegando no aeroporto internacional de Taoyuan 5h55AM

aeroporto de Cingapura: pai fazendo massagem...esse pirulito do free shop é do tamanho de uma bola de futsal! comida indiana!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Orquestra Sinfônica de Brasília


Ontem fui com 1 casal de amigos prestigiar a Orquestra Sinfônica de Brasília no Teatro Nacional sob regência do maestro/pianista João Carlos Martins que executou a 7 Sinfonia de Beethoven.
O maestro é um exemplo de superação e força de vontade! Superou várias adversidades e se manteve com a paixão pela música, apesar de já ter considerado desistir da mesma, vendendo todos seus instrumentos conforme foi escrito no folder de apresentação do concerto. Com um excelente humor nos fez rir em muitos momentos quando contava fatos de sua vida, sejam alegrias sejam tristezas.
O concerto foi um sucesso com teatro lotado e aplausos incessantes ao final!
Em um momento ele disse que ao retornar para a música, o fez no Carnegie Hall em NY. No dia do concerto foi de táxi para o local encontrando uma enorme fila na entrada. Perguntou ao taxista o que se passava, que o respondeu: Não sei que celebridade que vai se apresentar aí hoje. Ele vira e fala: essa pessoa sou eu. (Não foram as palavras idênticas que ele usou, apenas reconto o fato de acordo com o que minha memória se recorda).
A noite foi proveitosa ao extremo adicionada de boa música.
Fiz um vídeo que não ficou tão boa mas vale a pena guardar :)