sexta-feira, 27 de maio de 2011

Disparidades dos serviços públicos

Acompanhei meu pai em 2 hospitais publicos aqui em taiwan alem de outros orgaos. Um equivale ao IBGE, INSS, cartorio de nascimento/obito do Brasil mas aqui é tudo em um lugar só.

Hospital no Brasil:

1. Voce liga ou fica 1-2 dias na fila pra marcar uma consulta;
2. depois espera mais X meses pela consulta, isso que normalmente os medicos so atendem X pessoas por dia e mesmo que o paciente nao apareça na consulta e tiver gente precisando de atendimento nao tem porque nao estava marcado;
3. vai no medico e depois tem que ir em outro lugar comprar os remedios ou marcar exames pra daqui X meses retornar ao medico (isso quando voce consegue marcar o exame ou so daqui X anos e olhe la), ou senao o hospital esta com sei la o que quebrado ou nao tem a maquina de exame ou nao tem o remedio..enfim...o sistema de saude do Brasil é totalmente precário....por aqui os amigos que já visitaram/ moraram no Brasil costumam dizer que só é melhor que da África.


Hospital em Taiwan (lembrando que estamos falando de hospital público):

1. Voce pode ligar e marcar uma consulta por telefone para o mesmo dia ou dia seguinte ou a data que voce quiser, ou simplesmente aparecer no hospital que é feito o encaixe, cada hospital tem uma especie de jornalzinho com noticias de um lado e os horarios mensais dos medicos separados por especialidade e turnos (facilita a marcacao de consultas);
2. Cada medico tem uma enfermeira e um consultorio equipado com computador, impressora (a rede é ligada em todos os hospitais do país sendo que o medico pode ter acesso ao seu prontuario online de todos os medicos que voce ja foi) na lateral da porta tem o nome do medico, nome da enfermeira, e um breve resumo do CV do medico com a formacao e especialidades alem dos horarios que poderá ser encontrado no hospital no mês;
3. Cada especialidade normalmente ocupa um andar inteiro e detém de praticamente todos os aparelhos de exames básicos para exames e tratamentos;
4. Exames são feitos assim que você sai do consultório médico (caso necessario, ou voce ja passa na farmacia pra pegar os remedios) e retorna ao medico para nova avaliação;
5. O medico apos avaliacao, exames, etc, digita no computador o receituario que é mandado diretamente para o sistema da farmacia que prepara os medicamentos, sendo cada remedio em um envelope com a posologia, o nome do medico/especialidade e funcao do medicamento impressos (uma solução para a famosa "letra" ilegivel de medicos).
Dando um exemplo: meu pai foi no oftalmologista (marcou consulta na hora), foi atendido em 20 minutos, saiu do médico diretamente para sala de exames (lembro que os exames foram feitos no Brasil ano passado e custaram em torno de 700 reais cada um e aqui (ex)militares nao pagam nada e as pessoas comuns pagam uma taxa simbolica tipo 20-30 reais), retornou no medico que fez o diagnostico, e ja levou ele para comecar o tratamento a laser na outra sala, prescreveu os remedios que foram retirados na farmacia no primeiro andar. outro detalhe: se o medico prescreve um medicamento é porque tem na farmacia! nao é como no brasil que os medicos prescrevem e o paciente se vira se nao tiver no posto de saude!
Os hospitais que fomos ficam perto do metrô e saindo do metrô tem minionibus gratuitos que fazem o transporte entre os 2 hospitais e as estações de metrôs. Pessoas que não estão indo para os hospitais mas que trabalham/moram perto ou pelo caminho tambem podem fazer uso do transporte.
Os copos nos hospitais sao papeis dobrados que comportam água e o bebedouro tem água fria/morna/quente e mostra a temperatura da água e quando aperta o botão para sair água tem uma voz que fala a temperatura da água caso alguém esteja apertando errado.
Nos lugares publicos em geral há idosos que como sao aposentados nao tem nada pra fazer entao para nao ficarem parados sao voluntarios em hospitais e diversos outros orgaos que atendem ao publico.

segue algumas fotos dos hospitais daqui:

Saguao do hospital acima/esquerda, abaixo farmacia,  letreiro luminoso com consultorio, cabeca da moca no minibus(note que os onibus daqui tem cortina dentro)

a caminho do hospital: estacao de metro (os metros daqui tem uma porta de seguranca que so abre quando o metro esta parado na estacao e quando o trem esta chegando sinais luminosos no chao da estacao piscam); no meio do caminho nos deparamos com uma celebracao de alguma santa budista sei la..algo assim...notem que essas pilastras na verdade é onde passa o metro que fica suspenso, pra que abrir um buraco no chao e remover toneladas de terra se pode ir por cima nao eh mesmo?

copo descartavel e bebedouro dos hospitais


4 comentários:

Helga disse...

Lugarzinho marromeno, hein.

Helga disse...

Detesto que no primeiro comentário nunca tá já cadastrado e tenho de fazer um 2o comentário se eu quiser acompanhar os comentários depois. ¬¬

MCTS disse...

hehehe well nada eh perfeito segundo o Edison :P

Helga disse...

Te falar o que eu penso sobre o Sr. Edison..