sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ano Novo ChAnês (Chinese New Year)


O ano novo chinês segue o calendário chinês que se baseia tanto na lua como no sol, portanto é lunissolar mas por alguma razão é conhecida como calendário lunar. É conhecida como a festa da primavera por celebrar a chegada dessa estação.

O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico e as comemorações do ano novo são datadas de mais de 4000 anos atrás. Do calendário chinês surgiu o horóscopo chinês, que diz a lenda é formada pelos 12 animais que atenderam a solicitação de Buda para uma reunião, que os transformou nos animais do horóscopo como uma forma de agradecimento.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali. Lembrando que o ano de 2009 vai ser do búfalo ou boi.

Os anos começam sempre em uma lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro do calendário ocidental.

O ano novo é a data mais importante para os chineses, equivaleria ao carnaval brasileiro em duração e ao natal no quesito passar com a família. O feriado dura aproximadamente 2 semanas para que as pessoas voltem para suas casas e revejam seus parentes e amigos.

As comemorações terminam no 15º dia com a chegada das comemorações da festa da lanternas vermelhas, essa festa celebra a primeira lua cheia após o ano novo e por tradição comemos uma sopa doce feita de bolinhos de moti com recheios diversos, conhecida como Yuan Xiao. Todos acendem lanternas feitas tradiconalmente de papéis de seda vermelha e andam com elas nas ruas ou penduram nas casas para a prosperidade e boa sorte.

Um pouco antes do ano novo os chineses costumam deixar a casa bastante limpa para atrair a prosperidade e enxotar os maus espíritos.

As cores para a festa são o vermelho (essa cor é do lado Yang, do yin yang, sendo considerada vibrante) e o dourado como símbolo de boa sorte e felicidade. Nas portas colamos papéis vermelhos com letras douradas que ficam na casa o ano todo para atrair sorte sendo renovados todos os anos (detalhe que quando trocamos os papéis antigos devem ser queimados para ninguém levar nossa boa sorte e felicidade embora). Porém, antigamente esses papéis eram escritos a mão com tinta preta e papel vermelho onde o preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo crenças: “Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem”. Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização, o que remete a outro ditado chinês que diz que uma letra valem 1000 barras de ouro (esse ditado surgiu nos tempos de império onde tudo era pago com ouro e prata).

Até hoje muitas pessoas se dedicam à arte da caligrafia e uma escrita é vendida como um quadro e vale uma fortuna.

Os chineses costumam usar roupas novas de preferência nas cores vermelha e dourado, principalmente as crianças.

No ano novo também tem muita comida e o que não pode faltar é a guioza cozida (muitos ocidentais conhecem a guioza na versão frita, e ponto pra minha mãe que é especialista nessa especiaria), e peixe que representa a fartura para a família e os amigos que estão na virada.

Outras tradições de ano novo: os mais velhos darem dinheiro em envelopes vermelhos para as crianças e pessoas solteiras que simboliza uma crença de que as crianças nunca irão crescer. Traduzindo literalmente do chinês seria "dinheiro para segurar/esmagar a idade"(os envelopes nunca devem ser abertos na frente das pessoas para não atrair má sorte); no primeiro dia do ano os chefes de família sempre ligam para deus e o mundo desejando feliz ano novo e vão visitar parentes e amigos com o mesmo propósito levando frutas e comidas como presentes (não podendo esquecer que essas ligações e visitas respeitam uma hierarquia, portanto uma pessoa mais velha nunca irá saudar uma mais nova primeiro...e olha que sei bem a repercussão da falta de uma ligação, considerada uma ofensa praticamente irreparável). Além disso tudo tem a famosa dança do dragão (você visualiza melhor na foto que acompanha o post), tem a arte de cortar papel de seda formando desenhos maravilhosos.

Não posso esquecer dos fogos de artifício!!! Os chineses amam fogos! No ano novo os fogos são usados para espantar os maus espíritos.

Pelas previsões o ano do Boi será um período de privações e de muito trabalho para recuperar o planeta de uma fase difícil, ocasionada por condutas erradas dos povos.

O ano novo chinês começa no dia 26 de janeiro de 2009.

Feliz ano novo a todos! 新年快樂!!!!!!!

5 comentários:

Helga disse...

Caraca!!!! Hahahhaah Diz que Chan também é cultura é?

Você já me contou coisas sobre o ano novo, mas acho que nunca vi assim tudo junto! :D Fez até sentido! hihihi

Ei, essa história da tua mãe cozinhando aí.. sabe que só acredito comendo! :P

Essa história de crianças com vermelho me lembra aquela tua foto bonitinha de mãos juntas.

Anônimo disse...

Adoro conhecer os costumes de uma região , povo, ou país, e quando detalhada assim...melhor ainda!!!

Achei interessantíssimo, e essa parte que fala da água, fogo e ebulição é demais,se a gente parar para pensar tudo que acontece na nossa vida depende desses três elementos...

Beijinhos

Jaque

Barbara disse...

Comida é sempre um negócio bão... =)

Cris disse...

ei chan.. muito cultural! Gostei!!!
No proximo post, coloca sobre os signos chineses!
beijocas!!!

MCTS disse...

cris é a anne? :P