sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Guantánamo

Hoje, lendo as notícias no site da Globo.com, me deparo com uma "chamada" sobre o fechamento da base de Guantánamo. Segundo o depoimento de um ex militar que atuava na guarda da base os abusos contra os prisioneiros são medonhos e não seguem ordem de superiores. Parece que os detentos se transformam em marionetes a mercê dos humores dos guardas.
Prisioneiros - a maioria absoluta de muçulmanos - sem julgamento e muitos sem ao menos acusações formais.
Obama cumpriu o prometido durante sua campanha e anuncia o fechamento da base, mas após essa notícia o que a mídia tem veiculado é que a violência dentro da base está intensificada já que os guardas estão "aproveitando" os últimos momentos. Uso de gás de pimenta em celas fechadas, agressões, torturas, dentre muitos outros. Seria como um happy hour de despedida?
Mesmo diante de tais evidências o advogado que representa alguns detentos diz que nada se pode fazer já que quem recebeu esse relatório de aumento do abuso de poder foi o próprio Pentágono que concluiu que os prisioneiros estão sendo mantidos de acordo com a Convenção de Genebra. Volto a me questionar sobre o papel das convenções e da própria ONU neste mundo.

3 comentários:

Anônimo disse...

É realmente revoltante. O próximo passo é fechar a outra prisão em Cuba.

Anônimo disse...

oooooooops, quer dizer, aquela outra no Iraque "Baghdad Central Prison" aka Abu Ghraib. Mudam os nomes, mas... a vergonha continua a mesma.

Helga disse...

Ei, qual é o link pra ler esta matéria da Globo na íntegra?

Deixa então os filhos desses caras do Pentágono/ONU lá em Guantánamo enquanto isso então.