terça-feira, 12 de outubro de 2010

Plumeria rubra



Minha amiga Maion do Helga com H a algum tempo já escreveu sobre essa florzinha.... e ela me lembra os tempos de infância.
Como ela descreveu: "nome popular: jasmim manga, frangipane, plumélia, jasmim de são josé, jasmim do pará, jasmim de caiena", mas eu a conhecia simplesmente como jasmim.
Aqui na fazenda em Jaíba, ontem quando voltavamos para casa do trabalho, me perguntaram que cheiro bom era que estava sendo trazido pelo vento... após alguns instantes percebi que era dessa flor mas procurei com os olhos e ainda não achei nenhuma árvore.
Lembro que minha mãe adorava colher várias e deixar em um potinho com água porque cheirava a casa toda. Por vezes, eu ficava reclamando que cheirava tanto que fedia...irônico não?! Lembro ainda que meu pai colhia nos nossos passeios pós jantar pela quadra para colocar na casa assim como minha mãe, fazendo ela feliz.
Cheiros que trazem muitas lembranças de tempos que se foram mas que deixam suas marcas.

Nenhum comentário: